Openlimits, VPN, Virtual Private Network

Utilizar uma VPN (Virtual Private Network), sobretudo em teletrabalho, é uma das formas mais eficazes para manter a cibersegurança da empresa. Esta tecnologia já era uma das principais tendências e o seu crescimento era previsível em 2020, mas tem sido ainda mais impulsionada devido à pandemia de Coronavírus, que obrigou muitas empresas em todo o mundo a adotar estratégias que garantam a segurança dos dados, mesmo remotamente. Descubra abaixo o que é uma VPN e como funciona.

O que é uma VPN?

Como o nome indica, uma Virtual Private Network é uma rede que permite criar um canal de comunicação seguro, através de técnicas de criptografia e autenticação. Deste modo torna-se possível fazer a troca de dados com redes públicas ou privadas, como a da empresa, de modo seguro e de difícil acesso a hackers.

É, então, possível estabelecer uma VPN para a empresa e, por exemplo, aceder ao sistema interno de gestão, como se estivesse fisicamente no escritório, sem descurar a segurança.

VPN, Openlimits, Virtual Private Network, VPN o que é

Como funciona a VPN?

Quando usamos uma VPN, depois de ter sido feito o pedido de ligação à rede, apenas necessitamos de fazer login com as credenciais e, a partir desse momento, toda a comunicação na internet é criptografada e segura. É, assim, criada uma “rede virtual” entre o nosso computador e o servidor de destino, sendo que todo o tráfego passa a ser encriptado.

Porque necessito de usar uma VPN na minha empresa?

A VPN deve ser encarada como uma medida de cibersegurança que todas as empresas devem tomar, como forma de manter os seus dados e comunicações online seguros. Esta rede permite que esta troca de informações seja encriptada, independentemente do local em que o utilizador se encontra, deixando de ser necessário estar fisicamente no escritório para garantir uma ligação segura à rede da empresa. Outro elemento que torna a comunicação online mais segura, é que a VPN permite que o endereço de IP seja também ocultado, passando a aparecer o IP do servidor de destino/empresa, ocultando a localização da ligação original.

Situações como a que atravessamos neste momento, com a pandemia do Covid-19, tornam, mais do que nunca, importante que qualquer empresa, independentemente do setor ou dimensão, invista na proteção das suas ligações e assegurem condições tecnológicas que mantêm as informações da empresa a salvo de tentativas de roubo de dados.

Enquanto especialistas em tecnologia com mais de 25 anos de experiência, a Openlimits tem sido reconhecida pela capacidade de concretizar projetos de TIC que aumentam a rentabilidade das empresas e facilitam a vida aos gestores. Entre em contacto connosco e garanta a cibersegurança da sua empresa, através da implementação de uma VPN.

Openlimits
Menu