Nos dias de hoje, os conceitos de Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning não ficam indiferentes a ninguém, independentemente do seu grau de conhecimento ou envolvimento, sendo certo que, por algum motivo, já tenha ouvido falar deles.
A transformação digital trouxe às empresas novos métodos de gerir e impulsionar os negócios através de procedimentos capazes de oferecer maiores e melhores experiências aos clientes, como a Inteligência Artificial e o Machine Learning.
No atendimento aos clientes, por exemplo, a AI pode ser usada para criar respostas automatizadas que interpretem perguntas dos utilizadores de forma lógica e, com isso, fornecer respostas adequadas a partir de uma base de conhecimento previamente definida. Estas respostas recorrem ao Machine Learning, responsável por combinar todos os dados históricos no sistema. As informações são retidas e fornecidas como forma de conteúdo personalizado, adequando as respostas às necessidades de atendimento os clientes.
De acordo com a consultora Dresner Advisor Services, 40% das equipas de Marketing e Vendas vêem a Inteligência Artificial e Machine Learning como ferramentas fundamentais para o sucesso das suas ações e estratégias de negócio. De acordo com o gráfico abaixo, estas equipas são as que consideram estas tecnologias mais preponderantes para alcançar as metas de crescimento estabelecidas.
De acordo com a mesma consultora, os serviços financeiros e de seguros, cuidados de saúde e venda a retalho são os que mais importância atribuem às ferramentas de Machine Learning e Data Science, considerando estas fundamentais para o crescimento e sucesso do seu setor.
Podemos então perceber que as duas tecnologias estão interligadas, e que são complementares entre si, mas afinal o que são e como podem ser usadas efetivamente nos negócios?
O que é a Inteligência Artificial e Machine Learning?
A AI é a capacidade de uma máquina, controlada por um computador, pensar, aprender, decidir, realizar tarefas e resolver problemas de forma inteligente. Esta tecnologia pode ser vista como um simulador do raciocínio humano e pode, por isso, ser aplicada em diversos setores de atividade, como é o caso do setor da saúde, entretenimento, telecomunicações e de retalho. Dentro da AI existem vários subconjuntos de tecnologias que visam a utilização de máquinas para simular tarefas humanas, como a computação cognitiva, visão computacional e Machine Learning — método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões quase racionais.
A influência da AI e Machine Learning nos negócios — 4 formas de otimizar a relação com os seus clientes
A inteligência artificial é importante nos negócios na medida em que ajuda os gestores a identificar oportunidades através da leitura e interpretação de dados, muitas vezes confusos e desorganizados. Não sendo esta a única vantagem, nos negócios estas ferramentas podem ser aplicadas em diversos sentidos, sendo o contacto entre a marca e o cliente o mais relevante.
1. Interação em tempo real – Chatbots e Pesquisa por voz
Nos últimos anos esta tendência tem vindo a aumentar, a fim de promover uma experiência mais rápida, prática e intuitiva para o utilizador. Este tipo de serviço está diretamente conectado a outras aplicações, como o Facebook ou o Messenger. Esta interceção pode também acontecer através de comandos de voz, utilizando para isso ferramentas como a Siri da Apple ou Alexa da Amazon.
2. Personalização
Cada vez mais está provado que a criação de experiências inovadoras e personalizadas ajudam a converter clientes. Através da Machine Learning é possível personalizar, não só as experiências como também a comunicação que temos com os diferentes perfis de consumidor. Um dos excelentes exemplos é o Spotify, que semanalmente lança para cada utilizador uma playlist personalizada baseada nas interações com a plataforma.
3) Automação
Já alguma vez pensou de como a tecnologia nos ajuda a concretizar tarefas de forma mais rápida, eficaz e menos dispendiosa? A inteligência artificial através do Machine Learning para além de ajudar os negócios a automatizar determinadas tarefas e processos, acelera resultados, elimina erros humanos e ajuda a otimizar o processo de conversão de leads.
4) Análise de dados avançada
A grande vantagem da inteligência artificial é a sua capacidade de detetar padrões comportamentais através da interpretação de dados. Através do Machine e Deep Learning é possível prever outros padrões e até mesmo interações e situações futuras com os clientes.
A relação entre os clientes e as empresas é um dos pilares que sustenta a importância da transformação digital nos negócios, e a inteligência artificial atua exatamente nesse sentido. Os principais objetivos, como referimos acima, passam não só pelo aumento da satisfação dos clientes, mas também em facilitar a interação entre as empresas e clientes e as suas estratégias de gestão. Assim, a utilização da IA nos negócios é sinónimo de melhor experiência de cliente e, consequentemente mais Vendas.