O ERP (Enterprise Resource Planning) é um dos sistemas fundamentais de qualquer empresa, independentemente da sua estrutura ou dimensão. É também um software que proporciona múltiplos benefícios, que são notados a partir do momento da sua implementação. Segundo um estudo da Panorama Consulting, 95% das empresas experienciaram melhorias significativas nos seus processos depois de implementarem um sistema ERP. No entanto, não basta implementar este sistema para que as melhorias sejam sentidas. É necessário fazer a escolha do ERP mais indicado para as necessidades e desafios do negócio, e planear bem o processo de implementação e os passos seguintes, depois do ERP estar funcional e implementado.

Escolha, implementação e pós-implementação: Os passos para o sucesso

Antes de mais, é necessário que os gestores façam um levantamento das necessidades da empresa. Neste momento, é essencial considerar todos os requisitos técnicos e objetivos que a organização quer obter com a implementação do software. Assim, é fulcral que vários departamentos da empresa seja envolvidos nesta fase, de modo a conseguir obter o máximo de feedback de cada um.

A escolha da empresa que vai implementar o ERP também é muito importante. É essencial que exista uma boa sinergia entre as duas partes e que seja um parceiro de confiança e competente. Neste momento, é crucial que exista uma boa comunicação entre as duas partes.

Após a implementação, a comunicação entre a empresa e o parceiro de integração deve continuar a existir para que todo o trabalho de monitorização, suporte e ajustes técnicos sejam realizados.

4 Impactos de um ERP que mudam a rotina da empresa para melhor

  1. Otimização de processos

A implementação de um ERP permite que toda a informação da empresa esteja reunida num único sítio. Ao cruzar dados de vários departamentos, torna-se possível evitar erros e duplicação de trabalho.

  1. Gestão holística

Tipicamente, um ERP é dividido em vários módulos independentes, dedicado a cada departamento da empresa, que interagem entre si. Dentro de cada módulo é possível definir vários graus de utilizadores e de acesso às informações. No entanto, os líderes da empresa conseguem ter acesso aos dados de todos os departamentos, o que permite uma visão geral da sua organização e ajuda na tomada de decisão.

  1. Análises e relatórios

A análise de dados é cada vez mais importante nas empresas. As entidades que organizam, processam e analisam melhor os seus dados tendem a estar mais preparadas para eventuais alterações de mercado e tornam-se mais flexíveis.

Qual o melhor ERP para a minha empresa?

A Openlimits é parceira de alguns dos principais fornecedores de ERP do mercado, nomeadamente Primavera, F3M, Sage e Eticadata. Contacte-nos para descobrir qual o ERP mais indicado para as necessidades e desafios do seu negócio.

Menu