Atualmente, a cibersegurança está na ordem do dia para qualquer gestor. As empresas são um dos principais alvos dos hackers e estima-se mesmo que 31% das organizações já tenham sido vítimas de ataques informáticos, ao nível da infraestrutura tecnológica operacional (Cisco). Recentemente, a Aon divulgou as principais conclusões do estudo “Global Risk Management Survey 2019”, que identifica os principais riscos e desafios dos gestores, a nível global. Conheça-as abaixo.

Principais riscos e desafios dos gestores em Portugal

Em Portugal, o risco cibernético é identificado, pela primeira vez, como um dos principais riscos para as organizações. Isto demonstra que os gestores estão cada vez mais alerta para as ameaças cibernéticas e dos estragos e custos que podem causar à sua empresa. Além deste fator, os gestores portugueses estão também preocupados com a lenta recuperação da economia nacional e com a incerteza global.

Os riscos à escala global

Segundo o mesmo estudo, a desaceleração económica foi identificada como o maior risco a nível global. Em segundo lugar surgem preocupações com os danos de reputação para a marca ou negócio, fator que poderá estar relacionado com a grande transparência entre marcas e consumidores e com a amplificação de contratempos nas redes sociais. As taxas aceleradas de mudança nos fatores de mercado decorrentes de um aumento nas políticas comerciais internacionais protecionistas, incluindo a crescente atividade regulatória e a tensão geopolítica surgem em terceiro lugar, sendo que, em 2017, estavam na posição 38 do estudo.

A tecnologia certa para lidar com as incertezas

Estamos numa época de grandes alterações e, também, de grande incerteza. O único modo de lidar com estas mudanças é adotar a tecnologia correta, de modo a recolher dados e insights que permitam ajustar o dia-a-dia da empresa. É também a tecnologia que permite garantir maior segurança contra potenciais ataques informáticos. Descubra as nossas soluções de Cibersegurança, Backup de Dados Críticos e Segurança de Comunicações e garanta a continuidade do seu negócio.

Menu