O conceito de Blockchain é relativamente recente e, quando apareceu no mercado, era associado a criptomoedas, nomeadamente à Bitcoin, pois foi desenvolvido como parte integrante da mesma. Porém, nos dias que correm, este estende-se muito para além disso e está a começar a dissociar-se desta relação.

O que é a Blockchain?

A Blockchain é uma tecnologia em rede que permite o registo e partilha de dados transacionais em cadeia entre entidades diferentes. A informação é armazenada em bloco permitindo assim a distribuição e descentralização da mesma, impedindo que uma entidade seja sua detentora. Ou seja, qualquer pessoa pode usufruir da Blockchain e ajudar na sua execução, porém, qualquer tipo de alteração tem de passar por um processo de verificação e certificação por outros utilizadores e, quando aceite e considerado fidedigno, é adicionado outro bloco à cadeia com a nova informação.

A segurança é uma prioridade desta tecnologia, sendo que toda a ação realizada dentro da mesma, como por exemplo o rastreio de informação, deve ser feita de modo transparente e inviolável, segundo os parâmetros da partilha comum.

Bitcoin: o início da blockchain

A introdução desta tecnologia deu-se em 2008, com a entrada do conceito de bitcoin no mercado, através do relatório “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System” elaborado e publicado pelo suposto criador desta moeda digital. Neste caso específico, a Blockchain encontrava-se no início do seu desenvolvimento e os seus objetivos eram definidos tendo por base a Bitcoin e as transações online. Atualmente, reconhecem-se muitas mais finalidades na sua utilização e, devido às mesmas, é considerada como uma das tendências tecnológicas que irão revolucionar o século XXI.

Poucas empresas conhecem esta tecnologia e muitas menos usufruem da mesma. As suas utilidades são revolucionárias no meio digital e podem ser uma vantagem competitiva para muitas entidades.

Vantagens da Blockchain para as PME

  1. Confiança e Transparência

A Blockchain permite reunir, de modo fiável, todo o tipo de informação necessária a uma transação ou relativamente a um valor e qualquer utilizador pode ter acesso à mesma. É possível conhecer todos os processos da supply chain de qualquer produto ou serviço, desde a produção, distribuição e logística do mesmo. Desta maneira, e sem segredos, a confiança entre empresas, utilizadores e clientes torna-se inevitável.

  1. Tracking

Como foi mencionado, é possível aceder à informação de todos os processos dentro da supply chain, possibilitando o rastreio de qualquer bem, produto ou serviço até à sua origem. Quando uma transação é efetuada a informação dentro da Blockchain é atualizada, formando um histórico de transacional transparente e de livre acesso. O facto de poder saber, por exemplo, qual a origem dos alimentos que consumimos é uma grande vantagem desta tecnologia, permitindo ao utilizador verificar fraudes e informar-se de acordo com os seus interesses. O tracking é muito importante, pois permite às empresas estabelecerem uma relação de confiança com o cliente.

  1. Distribuição e descentralização (open source)

Na grande maioria dos casos, a informação sobre um certo valor é centralizada, pertencendo apenas a uma entidade e sendo confidencial à mesma. O facto da Blockchain ser uma open source sem um núcleo definido é uma grande vantagem para todas as empresas, independentemente da sua dimensão. Toda a informação registada na mesma, é acessível por todos e qualquer utilizador pode usufruir da mesma, sobretudo, a título profissional. Esta distribuição em cadeia veio revolucionar o modo como se guardam e propagam os dados na web.

  1. Segurança

Apesar de ser um registo que pode ser visualizado por todos, é virtualmente “un-hackable”, pois é protegido por criptografia, uma das formas de encriptação mais seguras. A alteração, eliminação e edição de dados tem de passar por um conjunto de processos de verificação e certificação de veracidade, ou seja, é quase impossível que os hackers consigam violar o sistema para editar ou eliminar registos. No entanto, se conseguirem, a Blockchain terá na mesma essa informação no seu histórico em blocos anteriores e quais as novas alterações. Este é o objetivo que qualquer empresa pretende atingir, segurança máxima e registo permanente, pois mesmo em caso de ataque cibernético, toda a informação continuará disponível.

  1. Baixo Custo

Para muitas empresas, nomeadamente pequenas e médias, os custos são uma prioridade. Com a Blockchain é possível reduzir alguns custos, pois devido à sua transparência e tracking eficiente, o acesso à informação é muito mais rápido e eficaz, permitindo maior produtividade e rentabilidade de tempo.

 

Como garantir a segurança da sua PME?

A preocupação com os ataques informáticos tem vindo a aumentar, pois as ameaças digitais são cada vez mais. Uma das prioridades de ação no digital é a segurança, e é devido a este fator que a Blockchain se destaca no mercado.

Garantir a proteção de uma base de dados é indispensável a qualquer empresa. Na Openlimits, sustentamos a nossa promessa na sua segurança total, no digital, nos sistemas de comunicação e no backup de dados. Consulte a nossa oferta e contacte-nos para assegurar que a sua empresa se encontra protegida.

Menu