O ano que passou foi repleto de grandes evoluções tecnológicas, em especial com a adoção da tecnologia cloud e várias empresas a utilizar blockchain para múltiplos fins. 2019 será o ano em que algumas destas tecnologias continuarão a expandir-se, como a Cloud, mas surgem também tendências novas como o Edge Computing e o 5G, que teve os seus primeiros testes ainda no ano passado. Para que se mantenha a par, apresentamos-lhe as tendências tecnológicas para este ano.

As Tendências Tecnológicas para 2019

  1. 5G

Depois de anos a pensar no momento em que o download de um filme iria demorar apenas uns meros segundos, eis que chega 2019 e com ele o lançamento da rede 5G. De acordo com a CSS Insights, até 2020 irão existir cerca de 60 milhões de conexões 5G.

Este novo padrão de rede não só nos presenteará com velocidades de internet mais elevadas, como também vai possibilitar novas experiências de realidade aumentada, realidade virtual, carros conectados e casas inteligentes, com margens de atraso praticamente inexistentes ao nível da comunicação.

De modo a atingir a alta frequência de rádio necessária para o 5G, os operadores móveis já se estão a preparar, através da otimização de custos com recurso a opensources e virtualização. Esta necessidade irá abrir caminho para a implementação de infraestruturas Edge que permitam operar vários emissores através de software de rede virtual. Neste sentido, para 2019, a Equinix prevê um aumento da inovação e dos investimentos na construção de redes wireless virtuais.

  1. Inteligência Artificial

O crescimento da presença da IA, tanto nos negócios como no quotidiano das pessoas, fará com que a utilização dos dados gerados por estas plataformas aumente exponencialmente. Ao invés do que ocorreu com as infraestruturas de IA de primeira geração que eram centralizadas, em 2019 a tendência passará pelas infraestruturas de inteligência artificial distribuídas, que, graças à proximidade da origem dos dados, permitirão efetuar previsões mais precisas. Por outro lado, com a rápida evolução das clouds públicas, as empresas começam a procurar soluções de forma a não ficarem presas numa única nuvem, contribuindo ainda mais para a descentralização da arquitetura da IA.

  1. Blockchain

Uma das principais tendências tecnológicas para 2019 será o blockchain: de acordo com a IDC, estima-se que, até 2022, os investimentos nesta tecnologia alcancem os 11,7 mil milhões de dólares.

Com o aumento do número de aplicações que requerem um desempenho elevado em tempo real e com ligações a outras fontes de dados, tais como a rastreabilidade da cadeia de fornecedores ou as comunicações entre máquinas, estima-se que, em 2019, a utilização de aplicações que utilizam blockchain se torne um requisito praticamente imprescindível para as empresas.

  1. Cloud

Cada vez mais empresas estão a aceder a soluções de SaaS (Software as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service) de vários fornecedores, pelo que é expectável que 2019 seja o ano das abordagens de cloud híbrida e multicloud.

A cloud híbrida diz respeito à combinação entre clouds privadas e clouds públicas, permitindo que os dados e as aplicações se movam entre ambas as clouds para uma maior flexibilidade e mais opções de implementação. Por sua vez, a multicloud refere-se à presença de mais de uma implantação de cloud do mesmo tipo (pública ou privada), com origem em fornecedores distintos.

  1. Cibersegurança orientada por IA

Outra das tendências fortes para 2019 prende-se com a cibersegurança que será orientada por inteligência artificial. Desta forma, será possível prever e responder de forma mais rápida aos ataques informáticos e às ameaças individuais.

O elevado grau de aprendizagem das máquinas fará com que estas tenham uma maior capacidade de tomada de decisão e comecem a executar alterações a fim de minimizar o risco de ataque de uma organização.

  1. Edge Computing

O Edge Computing surge no caminho de evolução da Internet of Things (IoT). Esta tendência permite que os dados produzidos ou recolhidos na rede de IoT sejam processados ​​mais perto da fonte de onde são criados, em vez de terem de ser enviados através de longos segmentos de rede para centros de dados ou plataformas de cloud computing. Isto permite que diversos setores, desde a indústria até ao setor financeiro, beneficiem de análise de dados IoT quase em tempo real. Assim, 2019 será o ano em que vamos assistir ao aumento da adoção e da maturidade de Edge Computing, que irá por sua vez representar um grande passo para a entrada num mundo completamente conectado.

Ao longo dos últimos anos temos assistido a uma profunda alteração ao nível das infraestruturas tecnológicas, que são a base para a obtenção de insights relevantes sobre o mercado que ajudam os gestores a tomar decisões e a comunicar em organizações complexas, e este ano não vai ser diferente. Saiba mais sobre a importância das infraestruturas tecnológicas e prepare o seu negócio para 2019!

Menu